Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Curitiba, 2019.
Editor
ISAE
Local
Curitiba
Orientador
Casagrande, Rodrigo Moreira
Resumo
A presente pesquisa apresenta um olhar para a sustentabilidade, pela perspectiva de um dos princípios da governança corporativa, o compliance, utilizando como contexto a realidade brasileira. O Brasil vive um momento em que a corrupção e a falta de conformidade às leis que regem a boa convivência e a ética são assuntos corriqueiros em reuniões de conselhos, diretorias, entre colaboradores e isso se estende para a sociedade. Neste cenário, é pertinente discutir como a conformidade no cumprimento de normas reguladoras expressas nos estatutos sociais, nos regimentos internos e nas instituições legais do país podem auxiliar uma organização a ser economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. A metodologia adotada contém abordagem qualitativa, com estudo de caso na empresa Siemens do Brasil e os achados demonstram que o processo da busca de melhores práticas de compliance na organização estudada se fortaleceu com a aceitação e a consciência dos erros do passado. A transformação dos equívocos da Siemens do Brasil em aprendizado e o desejo de construir uma nova história legitima objetos sociais em direção à sustentabilidade, por meio do compliance, consideradas as dimensões econômica, social e ambiental.
Turma
MPGS 1/16
Palavras-chave
Governança Corporativa | Sustentabilidade | Programas de compliance
Ano
2019
Título
O compliance como balizador das práticas organizacionais em direção à sustentabilidade: estudo de caso na Siemens do Brasil